domingo, 3 de março de 2019

O Sacramento da Confissão

A semana que hoje inicia marca o tempo fecundo da Quaresma. Depois da folia, quantas vezes destruidora e ofensiva, do carnaval abre-se o tempo de penitência e conversão com o gesto grandioso, quando dele se toma consciência, da imposição das cinzas.

Somos chamados à conversão, e particularmente, ao sacramento da reconciliação. Para muitos é quase repugnante falar-se de confissão, realidade que advém do facto de se ter perdido a consciência do pecado, e até do mal em si, e do facto de que quando se está em pecado dói ouvir-se falar dele e do sacramento da cura, como "dói" ir ao médico quando se tem doença mortal por haver medo de más notícias.

Confessar-se de quê? Em tempos de infância  olha-se o pecado como frutos podres na vida de cada um, quase contando-se quantos são. Na vida adulta, e conforme o maior entendimento que se vai tendo, mais que ver pecados como frutos podres de uma árvore, importa ver frutos mas, depois, é preciso ir mais longe, mais ao interior,  e perceber  onde está a raiz, a origem do mal que se abateu sobre os frutos, e em vez de os arrancar da árvore, aproveitar para usar a cura que se tem ao alcance, o sacramento da reconciliação.

O mal ou o bem que ao longo da vida nos vai marcando deixa rasto, uma marca que não e possível apagar, pode apenas esbater-se. Não podemos nós fixar-nos no mal porque corremos o risco de nos deixarmos envolver por ele. Ainda que deixe marca, é preciso que seja ultrapassado, se possível até ao ponto nos sentirmos perfeitamente curados.

O pecado tem dois aspetos a ter em conta: a culpa que o sujeito tem na execução do mal, e a pena que é a exigência de reparação do mal acontecido. Por outras palavras, a pena é a paga que o pecador sofre pelo mal cometido, até que a justiça seja reposta, até que se "pague" por todo o mal feito. O sacramento da reconciliação leva ao perdão de culpa, mas não da pena. A pena anula-se através dos atos de bem ao longo da vida, através da oração, pela íntima relação com Deus e, em recurso final, no Purgatório, depois da morte terrena. (03-03-19)