domingo, 14 de outubro de 2018

Missionários em Casa

Se outubro é mês de Rosário, esta dimensão bastante falada, ele é mês  também das missões. Se por um lado somos motivados à oração do terço, e é essencial que não deixemos de o rezar, faz-se-nos um apelo também a que nos demos conta da dimensão missionária, que é também intrínseca à vida de todo cristão.

Somos sal e somos luz, é Cristo que no-lo diz. Sal para dar sabor e temperar o que somos e que, naturalmente, se vai dissolvendo e penetrando o ser dos outros; luz que, indo na frente, ilumina, guia e dá brilho ao viver dos demais. O cristão é, por natureza, um ser missionário, alguém que, sem deixar a sua terra e a sua vida de cada dia, pelo testemunho, anuncia Cristo aos demais. E a perspetiva é, sempre, levar à vida dos outros, o Cristo que se vive para que a experiência que fazemos de Deus a possam fazer eles também. 

Ser missionário é ter uma missão. E a missão é um envio, não uma iniciativa pessoal, mas iniciativa de Deus, que quer atuar no mundo através de nós. Não sendo iniciativa pessoal, deve ser assumida como obrigação. Este é o primeiro aspeto a ter em linha de conta. Outro aspeto é o facto de que precisamos tomar consciência de que somos missionários com o nosso modo de ser em cada momento, que não é preciso vestir uma qualquer roupagem diferente que mostre a nós e aos outros aquilo que somos.

Claro está que há os missionários que deixam a a sua terra e partem em missão para países, terras e missões mais ou menos distantes, e com os quais devemos estar em comunhão e por eles rezar. Nascendo da nossa condição de batizados e da natureza da Igreja, muitos são os modos e formas de missionar.

Este mês faz-nos lembrar santa Teresinha do Menino Jesus, que vivendo apenas 24 anos, tendo entrado para um convento de clausura em Lisieux, França,  com apenas 15 anos, é padroeira das missões. Sem nunca deixar o convento, ofereceu toda a sua vida, todas mesmo, nos mais pequeninos, simples e humildes atos, por amor a Jesus e pelas missões, ela que tinha, desde pequenina um intenso desejo de ser missionária.

0 comentários:

Enviar um comentário