quarta-feira, 6 de julho de 2022

"À Minha Maneira"

 Um Deus à nossa maneira, à nossa semelhança. É convicção bastante generalizada a de que Deus "construção humana" para tentar apaziguar, explicar e justificar o nosso modo de ser. Um Deus "construído" é inexistente, se o é, não tem razão de ser o acreditar Nele. Justificamo-nos com esta ideia quando não acreditamos ou não buscamos razões para acreditar.

A fé é dom e é caminhada pessoal. Para quem acredita, é bom sentir e ver quando há realmente, questionamento acerca de Deus. Esse é sinal de que, ao menos, há uma relação de dúvida e, ainda que seja de dúvida, há uma relação com Deus, possibilitando o encontro pessoal com ele. Sim, porque, ou há encontro pessoal, ou nunca se encontrará de facto.

Olhando as coisas em perspetiva diferente, e se acreditamos, há em nós a convicta certeza de que, nós sim, somos imagem e semelhança de Deus, por Ele assim criados. Porquê e para quê imagem e semelhança de Deus? Precisamente para participarmos da sua ontologia (o seu ser). Fomos criados para participarmos do ser de Deus e, assim. Ele poder partilhar connosco, criaturas, aquilo que Ele é, a vida e a glória que há Nele. Complicando a linguagem, em Deus não nada, haver é acrescentar alguma coisa. Deus é vida, luz, beleza, bondade (bem)... não é morte, escuridão, fealdade, maldade... estas características não existem por si, são ausência dos seus opostos. Entenda-se: a pessoa, em si, não é feia, o que ela não é, é bela (há nela ausência de beleza), e aqui aplica-se em todos os sentidos. 

Ora, a nossa participação no ser de Deus, participação que, depois do pecado, acontece pelo batismo, faz de nós pessoas de esperança e enche de sentido a vida que somos e vivemos, precisamente porque existimos não em função de nós ou de uma passagem, mais ou menos breve, pela vida, mas, porque vivemos em função da eternidade em Deus.

Sabendo-nos participação de Deus, não queremos nem exigimos explicações, somos felizes "porque sim", porque somos de Deus e vivemos em função dele. Tudo tem sentido, até a cruz se enche dele.

0 comentários:

Enviar um comentário