segunda-feira, 14 de junho de 2021

Crianças Semente

  Uma semente pequenina, lançada em terra escura, na escuridão da terra sepultada, o silêncio, como de escura noite e a humidade, alma da vida terrena, no segredo do silêncio, fazem vida germinar naquela semente seca, morta na sua  aparência. Em planta verde, fresca, tenra, aparece à luz do dia a vida em que aquela semente se transformou e cresce, cresce em rápido ciclo a dar fruto e novas sementes, sem mais parar, se não for interrompido de morte um dos ciclos de vida que a semente, pequenina, um dia, gerou ao morrer na noite escura da terra fresca.

É oportuno que os sábios, depois de atingirem a sua mais alta sabedoria, conversem com as crianças. São semente viva e são terra iluminada ávida por receber vida e vida semear na irrequietude de seus gestos e na língua desprendida para lançar, no campo do mundo, a verdade que aprendem e que são, e alegrarem com o som dos seus sorrisos e a rapidez das suas correrias, as vidas cinzentas dos adultos que somos.

As crianças são, quanto mais crianças mais o mostram, a concretização bem clara da história da semente pequenina. Aprendem, nem nós percebemos bem o como ou o quanto, aquilo que a nós nos não passa pela cabeça. O seu espírito puro, o seu imperturbado desejo de crescer em todos os sentidos, e a sua incomensurável capacidade para acolher e criar imaginários, fazem delas, por natureza, o campo perfeito para aprender e se deixarem embeber daquilo que se lhes dá, seja bem seja mal.

Crescendo, vão perdendo umas capacidades para ganharem outras e a elas se adaptarem conforme o lastro que lhes está dentro, desde a infância, e que se vai firmando ou amolecendo conforme a qualidade das experiências e das pessoas que as rodeiam, como planta que cresce em ambiente puro ou naquele que é inquinado de poluição mortífera.

Queremos, talvez, que cresçam e depressa deem muito e bom fruto. Dá-lo-ão se, como família que somos, as soubermos alimentar, regar, e viver em ambiente saudável de bons e verdadeiros valores humanos e espirituais. 

0 comentários:

Enviar um comentário