sábado, 26 de agosto de 2023

Felicidade: uma Adaptação

A amálgama de situações de que é composta a nossa vida conduzem-nos ao estado de felicidade que sentimos em cada momento.

Naturalmente, nenhum de nós busca outra coisa senão o "ser feliz", sigamos nós o caminho que seguirmos. Naturalmente, também, afeiçoamo-nos àquilo e àqueles com quem nos identificamos, e que nos dão aquela sensação de feliz segurança que buscamos. Ainda que seja nas situações de solidão, medo, revolta interior... é ali que permanecemos porque esse é o meio que "conhecemos" e onde nos sentimos bem, embora nos faça um mal terrível. Isso leva-nos a adaptarmo-nos às situações ou adaptar as situações a nós, impedindo, muitas vezes, que haja a necessária transformação pessoal que traria a felicidade real.

Cristo propõe-nos um caminho, aliás, O caminho: que amemos Deus acima de todas as coisas e que nos amemos uns aos outros. Ora, o amor, pode dizer-se, é a adaptação pessoal ao projeto de felicidade que se abraça, não a adaptação do outro àquilo que eu sou, penso e sonho, isso é refinado egoísmo. Assim, o meu amar Deus só pode levar-me à minha adaptação a Ele, ao que pensa, aos projetos que Ele me oferece como caminho de felicidade. Nunca será a adaptação de Deus a mim, ao que, egoisticamente, penso e quero. Isso apenas criará o "encasulamento" de mim em mim mesmo, levando, possivelmente, à implosão da minha felicidade, de mim. Fechando-me em mim, estarei fechado aos outros, não os amando por não me adaptar a eles, nem permitindo que me amem, por haver uma barreira que os impede de me amarem, de se adaptarem a mim.

Pensando bem, é assim que Deus nos ama, adaptando-se a nós. Por isso mesmo se fez homem (que maior adaptação poderia haver?). Fê-lo para tornar possível a nossa adaptação a Ele. Não, não é egoísmo seu, é puro amor porque abriu o caminho que o pecado nos tinha fechado. Agora, chama-nos a fazer o Caminho com Ele. A felicidade, chamemos-lhe salvação, não acontecerá enquanto eu quiser adaptar Cristo a mim, aceitando tudo e só o que me convém. Ele será realidade apenas, e só, quando eu me adaptar a Ele e percorrer o caminho que a Ele conduz. O Evangelho mostra-me qual ele é.

0 comentários:

Enviar um comentário