De forma "ligeira"
vamos até ao Livro dos Génesis para percebermos que a morte é consequência do
pecado (Cap 2,17). Para aqueles que acreditam em Deus, o Deus verdadeiro, há
"três" vidas e uma ou duas mortes. Não, não falo de reencarnação,
essa não acontece. Falo 1) de vida humana, que tem um começo e um fim; 2) de
vida espiritual, que tem um começo (somos corpo e alma), mas não tem fim; 3) de
vida divina, que tem um começo, no Batismo, e pode ter um fim, se acontecer a
condenação. Esta, a condenação, é terrível e, ela sim, é a consequência do
pecado. Além de terrível é eterna. O Livro do Apocalipse, no capítulo 20, fala
de uma primeira e de uma segunda morte, de uma primeira e de uma segunda
ressurreição.
Na próxima terça feira, dia 15 (agosto 2015),
celebramos a Assunção de Nossa Senhora ao Céu. Nela não aconteceu o pecado, por
isso não aconteceu a morte. O seu corpo, terminado o "tempo físico",
foi, glorioso, elevado ao Céu.
Este é o fim a que somos
chamados: a vida na Glória, com Deus. O pecado faz parte intrínseca de cada um
de nós, nascemos com o pecado, a que chamamos de original. Por ocasião da morte
do nosso corpo, seremos julgados e a alma será levada para a Glória, para a
Purificação ou para a condenação, consoante o que buscámos ao longo da nossa
existência terrena.
Acontece que somos corpo e alma e
Jesus salvou tudo em nós, não apenas a alma. No Credo professamos acreditar que
Jesus há de voltar para julgar os vivos e os mortos e professamos também
acreditar na ressurreição da carne. Quer dizer que haverá um segundo
julgamento. A alma unir-se-á ao corpo espiritual e, em julgamento final, será
dada à pessoa (corpo e alma) a Vida ou a Morte. Esta será a segunda morte ou a
segunda Ressurreição de que fala o Apocalipse.
Maria foi concebida, Imaculada,
para dar Deus à humanidade e assim, por seu intermédio, aconteceu a nossa
salvação. Agora, do Céu, Ela nos atrai e chama para dar a Humanidade a Deus. Ela é um
"encurtar caminho", porque é Mãe,
para chegar a Jesus e, por Ele, ao Pai.
Percebemos por que a invocamos de
Senhora da Boa Morte. Porque nos atrai a uma santa morte, do corpo, em Deus,
para que Nele haja Vida de Glória para nós.
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